Morder: agressividade ou aprendizagem?
Hoje trouxemos indicações de livros sobre Mordida, idicados pela @iedavaleria.psicologa para trabalhar na fase oral dos nossos pequenos.
As mordidas costumam causar revoluções na escola. Ninguém gosta que seu filho seja mordido. Os pais da “vítima” podem se sentir culpados por deixarem seu filho correr riscos num ambiente com tantas crianças. Já os pais do “mordedor”, podem ficar envergonhados com o fato. Tanto a família de quem morde quanto a do mordido se sentem preocupadas ou agredidas.
Mas por que as mordidas acontecem?
O que significa a mordida?
O primeiro contato da criança com o mundo é pela boca. Esse fato pode ser observado nos bebês, que levam mãos, pés e todos os objetos que estão ao seu alcance em direção à boca. Ao colocar um objeto na boca, a criança está experimentando este objeto. Está aumentando seu conhecimento sobre o mundo que o rodeia, experimentando diferenças de peso, textura, tamanho, forma.
Quando surgem os dentes, começam as mordidas, que também são uma maneira de conhecer o mundo e de se comunicar com ele. Mordendo um objeto, a criança pode perceber muita coisa: a diferença entre o duro e o mole, também pode perceber a novidade que é o susto, o choro ou o espanto da criança mordida. Descobrir que a outra reage à mordida é uma grande aventura. Morder pode ser tão fascinante, que a criança pode querer repetir!
Como evitar as mordidas?
Não há receitas para se acabar com as mordidas. É preciso que as famílias em parceria com a equipe de educadores tratem o fato com tranquilidade. É importante esclarecer para a criança que morde a dor que o colega sentiu. É importante também ajuda-la a encontrar outras formas de se comunicar, mostrando possibilidades de expressar, por meio da fala.
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Psicóloga Iêda Valéria da Silva Bezerra CRP: 4668-DF @iedavaleria.psicologa ...